segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Segunda a Sexta... depois Sábado e Di(a)manche. E eu, mesmo água e sabão do azul, ou macaco, tornei-me mancha: Inimigo jurado da'sperança, se faz o favor.


                                                          


Pina Bausch - " Wolfisms "



                                                                                                                                     
                                                                                                                                   ( Para a Patrícia L. )


Diamante

Dantes dentes, ninhos deles
bocas selvagens quando riam,
Companheiras de lágrimas que logo
logo secavam e esqueciam.

O seu sal era em tudo semelhante  ao sabor do sexo
ao suor que colava os nossos corpos e
por nós falava. Deitados no Tempo, mergulhados
nessa força que são os dias curtos.

Nunca mais dei uso às mãos assim: olá, adeus.

Fui-me tornando uma alma baça, ou pequena
ou só medrosa... li demais, alfabrutizado,
a viver vidas emprestadas, a servir almoços,
pequenos mimos.

Agora a luz, ao cegar-me, não me deixa
nem esquecer, muito menos recomeçar a ser.
Evoco o diamante na sua excessiva ou desmesurada
concentração matérica. Vá lá, diria eu, se não tivesse
a boca tão cheia de pedras, o peito tão negro
e o mar tão longe. Tolo, sorri...
Gostas de bichos, e os animais conhecem-te o osso
e ainda assim buscam afectos e afagos.