sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

João Garcia de Guilhade (séc. XIII)





Cantiga de Amigo

Por muito tempo, ó amado
sei eu que me dedicastes
grande amor e que ficastes
muito feliz a meu lado.
falo do tempo passado:
                                 já passou.

Os nossos grandes amores,
(longamente nos amámos !)
porque os não acabámos
como Brancaflor e Flores?
E o tempo dos amadores,
                               já passou.

Muitas coisas vos dizia,
ora louca, ora com sizo,
com multo e nenhum juízo,
enquanto durava o dia.
Mas, ai Dom João garcia,
                             já passou.

Porque essa loucura toda
                             já passou!

O alegre tempo da boda,
                             já passou.



Cantiga de Amor de Refrão

Quantos o amor faz padecer
penas que tenho padecido,
querem morrer e não duvido
que alegremente queiram morrer.
Porém enquanto vos puder ver,
   vivendo assim eu quero estar
   e esperar, e esperar.

Sei que a sofrer estou condenado
e por vós ceguem os olhos meus.
Não me acudis; nem vós, nem Deus.
mas, se sabendo-se abandonado,
ver-vos senhora, me for dado,
   vivendo assim eu quero estar
   e esperar, e esperar.

Esses que vêem tristemente
desamparada sua paixão,
querendo morrer, loucos estão.
Minha fortuna não é diferente;
porém eu digo constantemente:
   vivendo assim eu quero estar
   e esperar, e esperar.


in Natália Correia "Cantares dos Trovadores Galego Portugueses" (Ed.estampa, 1998)